quarta-feira, 16 de junho de 2010

HIPERTEXTO

O hipertexto pode ser entendido como uma organização não linear de informação que “permite” situar assuntos distintos inter-relacionados em diferentes níveis de aprofundamento, proporcionando a personalização do processo de busca do aprendizado, Segundo Lévy, 1990:

“Um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, paginas, imagens, gráficos, ou partes de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos”.

Podemos pensar o hipertexto como um texto digital, documento que contem vínculos com outros documentos onde o usuário irá buscar o que ele acredita ser interessante naquele momento. Segundo Vannervar Bush, citado por Martin, 1992, a idéias de hipertexto nasce da investigação sobre o funcionamento da mente humana onde as interpretações são construídas por associações formando uma rede de informações. Bush pensou um mecanismo que utiliza o mesmo processo de acesso aleatório à memória para permitir a consulta de dados de uma maneira rápida e livre, onde o ser humano seleciona o que esta precisando naquele momento.

Segundo Bugay & Ulbricht apud Rhéaume, (1993), "os ambientes Hipermídias são excelentes ferramentas de trabalho autônomo, permitindo que os usuários se deparem com situações de ação e de criação".

A navegação em um documento hipertexto é intrigante pois o usuário é incentivado a clicar em todos os links onde a curiosidade nos chama a conhecer tudo o que o texto quer nós apresentar é extremamente interessante e atraente prendendo a atenção e forçando o usuário a selecionar o que realmente ele quer e precisa buscar para não perder o foco da pesquisa ou conhecimento que esta buscando.



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